Bem-vindo ao Blog Decora! Somos um site dedicado a fornecer artigos e informações inspiradoras sobre decoração de vários ambientes da casa. Aqui, buscamos ajudar você a transformar sua casa em um espaço acolhedor, funcional e cheio de estilo.

Decorar ambientes pequenos em 5 passos, saiba como!

- Advertisement -

Decorar ambientes pequenos é possível e hoje provaremos em apenas 5 passos.

Em uma residência, as áreas menores quase sempre são associadas ao conforto e aconchego. Isso porque, além de concentrarem maior quantidade de elementos em um único espaço, elas criam um ambiente intimista que incentiva a interação entre as pessoas.

Mesmo com essas características positivas, ainda há quem afirme que os ambientes reduzidos não oferecem possibilidades de decoração interessantes.

Decorar ambientes pequenos em 5 passos:

1 – Cores claras e espelhos para ampliar

Em um projeto decorativo, as cores desempenham papel importante na geração de sensações de frio ou calor, agitação ou tranquilidade.

Além disso, elas têm a capacidade de ampliar ou diminuir visualmente uma determinada área. As tonalidades claras são ideais para fazer com que um ambiente pequeno pareça maior do que realmente é.

Claro que você não precisa se apegar ao branco ou cinza, mas sim, manter a predominância das cores em tons pastéis ou neutros.

Outro elemento que proporciona a sensação de amplitude é o espelho, por isso, vale aproveitá-lo em qualquer cômodo. O ideal é que você escolha um modelo grande para cobrir uma parede inteira e, assim, gerar a impressão de que existem outros espaços além dele.

2 – Elementos multiuso para criar nichos

Para decorar ambientes pequenos, qualquer cantinho a mais se torna valioso para armazenar acessórios que costumam ficar espalhados. Sendo assim, aproveite para investir em móveis planejados ou pequenos elementos multiuso, já que estes oferecem maiores possibilidades de aproveitamento de espaço.

Neste caso, os compartimentos de baús e camas, gavetas de armários, prateleiras e nichos presentes em mesinhas de centro vazadas são ideais para guardar objetos importantes da casa.

Além de proteger os seus pertences, estes elementos com certeza manterão os ambientes mais limpos e organizados.

3 – Pontos de luz para valorizar os cômodos

Nos projetos de iluminação tradicionais a regra é utilizar somente uma lâmpada por cômodo. Nessa situação, a fonte da luz fica centralizada e deixa todo o ambiente com aspecto artificial.

Não bastassem essas características, uma luz direta ainda é capaz de deixar o espaço visualmente menor. Para solucionar esse problema, invista nos pontos de luz em diferentes cantinhos da casa!

Estes pontos podem ser obtidos com o incremento de spots, cordões luminosos, abajures ou arandelas de parede. Com este efeito de luzes indiretas, você atrai a atenção do observador para detalhes relevantes da decoração e evita a percepção geral do espaço como algo único e reduzido.

Os ambientes mais intimistas ou que demandam conforto pedem luzes em tonalidades amareladas, pois aquecem e ainda deixam o lar mais aconchegante.

4 – Adesivos e revestimentos para agregar personalidade

Personalizar ambientes pequenos não é uma tarefa fácil, afinal, qualquer adição de elementos pode desvalorizar ou diminuir ainda mais as áreas disponíveis.

Nestes casos, a utilização de revestimentos, pastilhas e azulejos, nas áreas molhadas e de adesivos de parede nos ambientes íntimos e sociais pode adicionar cor e textura sem ocupar espaço!

Além disso, estes elementos ajudam a dividir ambientes com sua aplicação em paredes e pisos, criando um contraste de materiais que diferencia uma área da outra.

5 – Móveis e cortinas para dividir espaços

Quem mora em locais pequenos sabe que qualquer parede ou divisória a mais representa grande perda de área útil. Nessa situação, aproveite para usar a própria mobília como elemento divisor de espaços.

O segredo está no posicionamento estratégico de mesas, sofás e estantes, de modo que separem um ambiente do outro sem perder sua utilidade.

Outra tática legal é instalar cortinas entre os cômodos. Para isso, escolha um tecido que seja pesado suficiente para manter a superfície divisora no lugar. Se preferir, pode ainda contar com o móbile, composto de várias linhas verticais que descem até o chão, formando uma espécie de cortina vazada.

Com nossas orientações de como decorar ambientes pequenos, fique à vontade para compor estilos sem deixar de lado a beleza e a funcionalidade.

Deixe uma resposta

Usamos cookies pra melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Cookies. Entendi Ver política