Dicas de Decoração

Decorar ambientes pequenos em 5 passos, saiba como!

decorar ambientes pequenos

Decorar ambientes pequenos é possível e hoje provaremos em apenas 5 passos.

Em uma residência, as áreas menores quase sempre são associadas ao conforto e aconchego. Isso porque, além de concentrarem maior quantidade de elementos em um único espaço, elas criam um ambiente intimista que incentiva a interação entre as pessoas.

Mesmo com essas características positivas, ainda há quem afirme que os ambientes reduzidos não oferecem possibilidades de decoração interessantes.

Decorar ambientes pequenos em 5 passos:

1. Cores claras e espelhos para ampliar

decorar ambientes pequenos

Sala com tons pastéis

Em um projeto decorativo, as cores desempenham papel importante na geração de sensações de frio ou calor, agitação ou tranquilidade.

Além disso, elas têm a capacidade de ampliar ou diminuir visualmente uma determinada área. As tonalidades claras são ideais para fazer com que um ambiente pequeno pareça maior do que realmente é.

Claro que você não precisa se apegar ao branco ou cinza, mas sim, manter a predominância das cores em tons pastéis ou neutros. 

decorar-ambientes-pequeno

Espelho redondo para decorar ambientes pequenos

Outro elemento que proporciona a sensação de amplitude é o espelho, por isso, vale aproveitá-lo em qualquer cômodo. O ideal é que você escolha um modelo grande para cobrir uma parede inteira e, assim, gerar a impressão de que existem outros espaços além dele.

2. Elementos multiuso para criar nichos 

Decorar ambientes pequenos

Nichos para decorar ambientes pequenos

Para decorar ambientes pequenos, qualquer cantinho a mais se torna valioso para armazenar acessórios que costumam ficar espalhados. Sendo assim, aproveite para investir em móveis planejados ou pequenos elementos multiuso, já que estes oferecem maiores possibilidades de aproveitamento de espaço.

Neste caso, os compartimentos de baús e camas, gavetas de armários, prateleiras e nichos presentes em mesinhas de centro vazadas são ideais para guardar objetos importantes da casa.

Além de proteger os seus pertences, estes elementos com certeza manterão os ambientes mais limpos e organizados.

3. Pontos de luz para valorizar os cômodos

decorar-ambientes-pequenos-5

Luminária de flamingo

Nos projetos de iluminação tradicionais a regra é utilizar somente uma lâmpada por cômodo. Nessa situação, a fonte da luz fica centralizada e deixa todo o ambiente com aspecto artificial.

Não bastassem essas características, uma luz direta ainda é capaz de deixar o espaço visualmente menor. Para solucionar esse problema, invista nos pontos de luz em diferentes cantinhos da casa!

Estes pontos podem ser obtidos com o incremento de spots, cordões luminosos, abajures ou arandelas de parede. Com este efeito de luzes indiretas, você atrai a atenção do observador para detalhes relevantes da decoração e evita a percepção geral do espaço como algo único e reduzido.

Os ambientes mais intimistas ou que demandam conforto pedem luzes em tonalidades amareladas, pois aquecem e ainda deixam o lar mais aconchegante.

4. Adesivos e revestimentos para agregar personalidade

decorar-ambientes-pequenos

Adesivo Azulejo na decoração

Personalizar ambientes pequenos não é uma tarefa fácil, afinal, qualquer adição de elementos pode desvalorizar ou diminuir ainda mais as áreas disponíveis.

Nestes casos, a utilização de revestimentos, pastilhas e azulejosnas áreas molhadas e de adesivos de parede nos ambientes íntimos e sociais pode adicionar cor e textura sem ocupar espaço! 

Além disso, estes elementos ajudam a dividir ambientes com sua aplicação em paredes e pisos, criando um contraste de materiais que diferencia uma área da outra.

5. Móveis e cortinas para dividir espaços

decorar-ambientes-pequenos

Divisória para ambientes pequenos

Quem mora em locais pequenos sabe que qualquer parede ou divisória a mais representa grande perda de área útil. Nessa situação, aproveite para usar a própria mobília como elemento divisor de espaços.

O segredo está no posicionamento estratégico de mesas, sofás e estantes, de modo que separem um ambiente do outro sem perder sua utilidade.

Outra tática legal é instalar cortinas entre os cômodos. Para isso, escolha um tecido que seja pesado suficiente para manter a superfície divisora no lugar. Se preferir, pode ainda contar com o móbile, que é composto de várias linhas verticais que descem até o chão, formando uma espécie de cortina vazada. 

Com nossas orientações de como decorar ambientes pequenos, fique à vontade para compor estilos sem deixar de lado a beleza e a funcionalidade.

Quer mais dicas? Inscreva-se em nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Siga a AdsiveShop no FACEBOOK | INSTAGRAM  e visite nosso SITE!

assinatura_adsiveshop

You may also like
adesivos decorativos coração para decorar paredes brancas
6 Dicas Criativas para Decorar as Paredes da sua Casa!
reciclar-decoracao
Materiais que você pode reciclar para decorar sua casa
adesivo mandala aplicado na parede
Saiba como usar adesivos na decoração
1 comentário
  • 05/08/2016 at 00:05
    Reply

    Com certeza utilizarei estas dicas e colocarei no meu blog indicando como os 5 melhores sites para decoração. Adoreeei

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This