Tendências

Decoração Provençal: conheça esse estilo e saiba onde aplicá-lo.

decoracao-provencal-conheca-esse-estilo-e-saiba-onde-aplicalo.jpeg

Romântica, luxuosa e delicada. Essas são algumas das características que se reúnem na decoração provençal. Este estilo já faz séculos de história e ainda hoje deixa casas e apartamentos mais belos.

Esse tipo de decoração tem uma carga de nostalgia e leveza que pode ser aplicada tanto em móveis antigos quanto em itens decorativos em um ambiente. Escolhendo as cores corretas e o material adequado, a decoração provençal pode fazer parte da sua casa.

Quer saber mais? Acompanhe este post e descubra detalhes sobre esse estilo decorativo que encanta pessoas de todas as partes do mundo. Aprenda também a utilizá-lo na sua casa.

O que é decoração provençal?

decoracao-provencal

Sala de estar com móveis estilo provençal

Esse estilo surgiu na região de Provença — por isso o nome característico —, no Sul da França, por volta dos séculos XVI e XVII. A decoração provençal foi criada por camponeses que queriam que seus móveis fossem semelhantes aos dos castelos dos reis.

Para tanto, esses habilidosos camponeses utilizavam peças de madeira para dar contornos suntuosos. Era comum utilizar uma mistura de cola e gesso para remover imperfeições da madeira e ter maior liberdade para trabalhar com formas mais delicadas.

decoracao-provencal-2

Sala de jantar com móveis com estampa florida

Baseada no contexto que remete ao romantismo, a decoração provençal é caracterizada por móveis e outros itens decorativos de cores claras, com pátinas, madeira e estampas trabalhadas. Com o passar do tempo, esse estilo decorativo ultrapassou os limites territoriais franceses e hoje é um charme em casas de todo o mundo.

decoracao-provencal-5

Banheiro com móveis brancos de madeira


Como são os móveis característicos desse estilo?

decoracao-provencal-6

Cristaleira azul bebê para sala

Os móveis desse estilo possuem cores suaves, neutras e claras. Branco e bege são os tons predominantes. Os móveis também recebem estampas florais e listras. Ainda é possível encontrar móveis mais rústicos, com partes de ferro fundido.

O interessante para quem quer apostar neste estilo é que não é necessário gastar muito dinheiro. Muitos móveis provençais são reaproveitados de outros, já antigos e desgastados. Inclusive, são esses aspectos que dão um charme especial a esse tipo de decoração.

decoracao-provencal-3

Banheiro com móveis claros e espelhos prateados


Quais locais da casa podem receber a decoração provençal?

decoracao-provencal-7

Penteadeira branco com espelho vintage

Esse tipo de decoração vai além dos móveis ornamentados e pode ganhar todos os cômodos da casa.

Por exemplo, na sala de estar, é possível usar cortinas de tons claros e tecidos leves. Por cima do sofá, almofadas com estampas florais são bem-vindas. Nas paredes, vale a pena combinar quadros com pinturas que remetem a paisagens do campo. Também dá para usar espelhos com bordas arredondadas e detalhes.

decoracao-provencal-8

Cortina florida para quarto

A sala de jantar provençal deve ter lustres de cristal e vasos com flores. Tudo para dar o ar de elegância e sutileza dos campos franceses. No quarto, não pode faltar uma penteadeira com cores pastel ou estampas delicadas. O banheiro também não fica de fora: nele, pode-se colocar uma banheira de cerâmica, fazendo bem um estilo retrô.

decoracao-provencal-9

Banheiro clássico do estilo provençal

Além dessas dicas, também vale a pena investir na coloração das paredes. Seja papel de parede ou tinta, você pode escolher um tom claro ou uma estampa que combine com o estilo provençal. Opte por algo que vá combinar com os móveis e outros itens da decoração.

Gostou dessas sugestões? Já sabe como usar a Decoração Provençal em sua casa? Que tal receber mais informações valiosas como estas? Assine a nossa newsletter e acompanhe a AdsiveShop no FacebookInstagram e conheça nosso Site.

assinatura_adsiveshop

You may also like
Quarto Tumblr 5 Dicas Para Decorar
Quarto Tumblr: 5 Dicas Para Decorar
rose-gold-4
Decorando meu Apartamento: Dicas e Ideias
decoracao-geek-dicas-12
Decoração geek: 4 dicas para usar em toda a casa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This