Cozinha

11 dicas de decoração para uma cozinha pequena

cozinha-pequena

Nos dias atuais, devido ao alto custo dos imóveis, muitas pessoas optam por morar em locais menores, que geram maior funcionalidade na vida cotidiana. Entretanto, não há nada mais agradável do que receber os amigos e a família para reuniões, almoços e jantares especiais, por mais que se tenha uma cozinha pequena.

Se o ambiente é mais compacto, consequentemente a cozinha será pequena também. Antigamente, as cozinhas eram todas padronizadas. Hoje, elas fazem muita diferença no visual do lar, e existem diversas formas de decoração, como: prateleiras, adesivos de azulejo e várias outras opções que a deixarão mais charmosa e prática.

Veja abaixo 11 dicas de decoração para uma cozinha pequena!

1. Saiba onde posicionar os móveis e os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos devem primeiramente ser definidos pelo tamanho da família. É importante acessar os três pontos principais: pia, fogão e geladeira — os arquitetos chamam de triângulo de trabalho, pois são considerados os principais lugares de movimentação e devem ficar alinhados.

Esse modelo é muito utilizado em cozinhas pequenas, pois costumam possuir o formato linear.

cozinha-pequena

Cozinha pequena com eletrodomésticos

Abuse das prateleiras, pois elas dão a impressão que a cozinha é maior do que a realidade. Uma boa opção é retirar as portas dos armários e transformá-los em suportes onde poderão ser colocados enfeites e até vasinhos de plantas, que darão um toque muito especial.

cozinha-pequena

Prateleiras de madeira na cozinha

Uma dica muito boa é a prateleira suspensa, que poderá ser encaixada na coifa e presa ao teto. Ela suporta panelas e objetos de enfeite.

2. Escolha as cores que mais se destacam na cozinha pequena

As cores que mais combinam são as mais claras, pois dão uma impressão de amplitude. Mas não estamos falando só da cor branca. As nuances: bege, marfim e palha fazem um efeito muito bom, e os eletrodomésticos podem ter cores mais vibrantes para se destacarem.

-cozinha-pequena-

Cozinha com revestimento de tijolinho


3. Utilize adesivos na decoração

cozinha-pequena

Os adesivos são peça fundamental quando o assunto é decorar. São fáceis de instalar e existem nas mais diversas cores, desenhos e modelos, poderão ser utilizados como papel de parede adesivo e como adesivos decorativos.

Uma boa dica é instalar o adesivo lousa, onde pode ser feito um desenho ou texto que se identifiquem com a cozinha. Outra utilidade interessante é destinar o local para anotações diversas, como receitas, lista de compras e afins.

adesivo-lousa-cozinha-pequena

Adesivo Lousa na decoração da cozinha


4. Pesquise sobre a iluminação a ser utilizada

A iluminação é um item fundamental; quanto mais luz natural  a cozinha tiver, melhor. Utilize sempre luzes mais claras e diretas, para que não cause sombras atrás dos móveis. É importante ressaltar que uma boa iluminação facilita as cores e a textura dos alimentos, facilitando assim a limpeza.

cozinha-pequena

Iluminação para cozinha


5. Saiba quais são os revestimentos mais indicados

A cozinha geralmente é o local da casa que mais acumula sujeira, portanto é importante que os revestimentos sejam mais fáceis de limpar, com uma densidade lisa e de preferência impermeáveis.

Nas bancadas, o ideal é dar preferência às pedras, pois são mais fáceis de lavar e resistentes ao ambiente úmido. O mármore, por se tratar de uma pedra porosa, não é o mais indicado — o granito e quartzo são mais adequados.

cozinha-pequena-

Cozinha com armários pretos


6. Instale armários sem portas

Em cozinha pequenas, é comum passar pelo desconforto em relação aos armários na hora de abrir portas e gavetas. Pois esses, quando abertos, sempre esbarram em outros móveis. Tudo isso sem contar que dificultam a livre circulação quando alguém está, por exemplo, com aquela porta da geladeira aberta.

Para evitar esse desconforto e deixar sua cozinha com espaço mais otimizado, escolha os armários sem portas. Ou então, opte, por exemplo, por aqueles que têm portas de correr translúcidas.

Com esses tipos de armários, você também terá a funcionalidade de encontrar rapidamente tudo o que precisa na hora de cozinhar.

cozinha-pequena-armario-sem-portas

Armário sem portas para cozinha pequena

cozinha-pequena-armario-sem-portas

Armário sem portas para cozinha pequena


7. Aproveite os jardins verticais

Toda cozinha deve contar com os mantimentos necessários para preparar as refeições. Além do básico arroz e feijão, é importante ter temperos e algumas hortaliças. E isso vai exigir que você tenha um jardim dentro da cozinha.

Parece um pouco complicado para quem tem uma cozinha pequena. Pode apenas parecer, pois na verdade os jardins verticais são a solução para esse problema de espaço.

Para instalá-los, basta providenciar uma estrutura de madeira ou pallet e pendurar os vasos com ganchos. Varie a altura de acordo com o tipo de planta ou com o tamanho dos vasos.

Escolha plantas que tanto valem para a cozinha quanto para ornamentação. Assim, você terá um ambiente decorado com tons de verde e ainda uma vida mais saudável.

horta-cozinha-pequena

Horta em vasinhos para cozinha

jardim-vertical-cozinha-pequena

Mini horta na cozinha

horta-cozinha-pequena

Latas magnéticas para fazer uma horta na cozinha


8. Coloque pallets na cozinha

Ainda aproveitando a ideia de explorar mais os espaços verticais da sua cozinha, você pode fazer a instalação de pallets. São estruturas encontradas ou fabricadas em vários formatos e materiais. Os pallets substituem parte dos armários e estantes, uma vez que são acoplados nas paredes da cozinha.

Você pode encomendar esses materiais feitos de madeira ou acrílico. Aproveite aqueles espaços livres que geralmente existem entre os móveis e eletrodomésticos da cozinha e instale pallets com o tamanho apropriado. Neles, você pode guardar o que quiser, desde louças até alimentos.

Quer uma dica? Providencie frascos de vidro para colocar café e outros grãos e organize-os dentro dos pallets. Assim, você consegue decorar a cozinha pequena e ainda ter tudo com fácil alcance.

pallets-para-legumes

Caixa de pallet para legumes

pallets-para-tempero

Caixa de madeira com divisórias para temperos


9. Prefira móveis arredondados

As linhas arredondadas dos móveis deixam a cozinha com uma estrutura mais fluida e permite maior circulação. Isso porque as pontas arredondadas evitam pequenos acidentes, como arranhões, batidas e até cortes.

Além disso, formas arredondadas combinam bastante com cores mais fortes, como preto, vermelho, roxo e laranja. Aposte nesses detalhes e tenha uma cozinha com o espaço bem decorado e otimizado.

canto-alemao-mesa-redonda

Mesa redonda com cantinho alemão

mesa-redonda-cozinha

Mesa redonda branca para cozinha

pia-redonda

Piá redonda para balcão


10. Use ganchos para conseguir mais espaço

ganchos-para-cozinha-2

Ganchos para cozinha

Você ganhou louças novas, tais como xícaras, e não tem espaço para guardar na sua cozinha pequena? Seus problemas acabaram. Use ganchos para prendê-las dentro ou fora do armário.

Também aproveite os ganchos para prender medidores e talheres. Quando eles ficam suspensos, acoplados a uma estrutura, fica mais fácil pegá-los e encontrá-los. Além disso, as suas louças correm menos riscos de serem quebradas quando amontoadas em armários pequenos.

ganchos-para-cozinha

Ganchos para panelas e talheres

ganchos-para-cozinha-3

Ganchos para panelas e talheres


11. Utilize formas de organizar a cozinha pequena

Você tem muitos pacotes de bolachas e doces na sua cozinha? Eles ficam espalhados pelos armários, tumultuados entre as louças? Que tal deixá-los mais organizados?

Para conseguir isso, você pode colocá-los naqueles plásticos organizadores de sapatos. Eles possuem várias divisórias que podem ser distribuídas entre pacotes de doces, salgados e até temperos. Pregar um desses utensílios na parede ou na porta do armário pode ser uma ótima saída para ter tudo de fácil alcance.

Lembre-se sempre de quando se trata de cozinha pequena, é fundamental utilizar só aquilo que se usa mesmo. Nada de ficar acumulando utensílios desnecessários, que só vão empoeirar e trazer desordem ao local.

potes-para-organizar-cozinha

Potes para organizar alimentos e temperos

potes-para-organizar-cozinha-2

Etiquetas de lousa para potes de alimentos e temperos

 

E você, gostou do nosso artigo? Ele foi elaborado pela Porminas, nosso parceiro que atua na área de móveis com design diferenciado e soluções planejadas sob medida.

Restou alguma dúvida sobre as nossas dicas? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

Acompanhem a AdsiveShop no FacebookInstagram e conheça nosso SITE.

assinatura_adsiveshop

You may also like
reforma-de-cozinha
Reforma de cozinha: Dicas para não fazer feio
cantinho-do-cafe-em-casa-dicas
3 dicas incríveis para criar um cantinho do café em casa
dica-decorar-cozinha
Dicas simples para decorar a cozinha

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This