Bem-vindo ao Blog Decora! Somos um site dedicado a fornecer artigos e informações inspiradoras sobre decoração de vários ambientes da casa. Aqui, buscamos ajudar você a transformar sua casa em um espaço acolhedor, funcional e cheio de estilo.

11 dicas de decoração para uma cozinha pequena

- Advertisement -

Atualmente, devido ao alto custo dos imóveis, muitas pessoas optam por morar em locais menores, que geram maior funcionalidade na vida cotidiana.

Entretanto, não há nada mais agradável do que receber os amigos e a família para reuniões, almoços e jantares especiais, por mais que se tenha uma cozinha pequena.

Se o ambiente é mais compacto, consequentemente a cozinha será pequena também. Antigamente, as cozinhas eram todas padronizadas.

Hoje, elas fazem muita diferença no visual do lar, e existem diversas formas de decoração, como: prateleiras, adesivos de azulejo e várias outras opções que a deixarão mais charmosa e prática.

Veja abaixo 11 dicas de decoração para uma cozinha pequena!

1 – Saiba onde posicionar os móveis e os eletrodomésticos

Os eletrodomésticos devem primeiramente ser definidos pelo tamanho da família. É importante acessar os três pontos principais: pia, fogão e geladeira — os arquitetos chamam de triângulo de trabalho, pois são considerados os principais lugares de movimentação e devem ficar alinhados.

Esse modelo é muito utilizado em cozinhas pequenas, pois costumam possuir o formato linear.

Abuse das prateleiras, pois elas dão a impressão que a cozinha é maior do que a realidade. Uma boa opção é retirar as portas dos armários e transformá-los em suportes onde poderão ser colocados enfeites e até vasinhos de plantas, que darão um toque muito especial.

Uma dica ótima é a prateleira suspensa, que poderá ser encaixada na coifa e presa ao teto. Ela suporta panelas e objetos de enfeite.

2 – Escolha as cores que mais se destacam na cozinha pequena

As cores que mais combinam são as mais claras, pois dão uma impressão de amplitude. Mas não estamos falando só da cor branca. As nuances: bege, marfim e palha fazem um efeito ótimo, e os eletrodomésticos podem ter cores mais vibrantes para se destacarem.

3 – Utilize adesivos na decoração

Os adesivos são peça fundamental quando o assunto é decorar. São fáceis de instalar e existem nas mais diversas cores, desenhos e modelos, poderão ser utilizados como papel de parede adesivo e como adesivos decorativos.

Uma boa dica é instalar o adesivo lousa, onde pode ser feito um desenho ou texto que se identifiquem com a cozinha. Outra utilidade interessante é destinar o local para anotações diversas, como receitas, lista de compras e afins.

4 – Pesquise sobre a iluminação a ser utilizada

Dicas de decoração para uma cozinha pequena

A iluminação é um item fundamental; quanto mais luz natural a cozinha tiver, melhor. Utilize sempre luzes mais claras e diretas, para não causar sombras atrás dos móveis. É importante ressaltar que uma boa iluminação facilita as cores e a textura dos alimentos, facilitando assim a limpeza.

5- Saiba quais são os revestimentos mais indicados

A cozinha geralmente é o local da casa que mais acumula sujeira, portanto é importante que os revestimentos sejam mais fáceis de limpar, com uma densidade lisa e de preferência impermeáveis.

Nas bancadas, o ideal é dar preferência às pedras, pois são mais fáceis de lavar e resistentes ao ambiente úmido. O mármore, por se tratar de uma pedra porosa, não é o mais indicado — o granito e quartzo são mais adequados.

6 – Instale armários sem portas

Em cozinha pequenas, é comum passar pelo desconforto em relação aos armários na hora de abrir portas e gavetas. Pois esses, quando abertos, sempre esbarram em outros móveis. Tudo isso sem contar que dificultam a livre circulação quando alguém está, por exemplo, com aquela porta da geladeira aberta.

Para evitar esse desconforto e deixar sua cozinha com espaço mais otimizado, escolha os armários sem portas. Ou então, opte, por exemplo, por aqueles que têm portas de correr translúcidas.

Com esses tipos de armários, você também terá a funcionalidade de encontrar rapidamente tudo o que precisa na hora de cozinhar.

7 – Aproveite os jardins verticais

Toda cozinha deve contar com os mantimentos necessários para preparar as refeições. Além do básico arroz e feijão, é importante ter temperos e algumas hortaliças. E isso vai exigir que você tenha um jardim dentro da cozinha.

Parece um pouco complicado para quem tem uma cozinha pequena. Pode apenas parecer, pois, na verdade, os jardins verticais são a solução para esse problema de espaço.

Para instalá-los, basta providenciar uma estrutura de madeira ou pallet e pendurar os vasos com ganchos. Varie a altura conforme o tipo de planta ou com o tamanho dos vasos.

Escolha plantas que tanto valem para a cozinha quanto para ornamentação. Assim, você terá um ambiente decorado com tons de verde e ainda uma vida mais saudável.

8 – Coloque pallets na cozinha

Ainda aproveitando a ideia de explorar mais os espaços verticais da sua cozinha, você pode fazer a instalação de pallets. São estruturas encontradas ou fabricadas em vários formatos e materiais. Os pallets substituem parte dos armários e estantes, uma vez que são acoplados nas paredes da cozinha.

Você pode encomendar esses materiais feitos de madeira ou acrílico. Aproveite aqueles espaços livres que geralmente existem entre os móveis e eletrodomésticos da cozinha e instale pallets com o tamanho apropriado. Neles, você pode guardar o que quiser, desde louças até alimentos.

Quer uma dica? Providencie frascos de vidro para colocar café e outros grãos e organize-os dentro dos pallets. Assim, você consegue decorar a cozinha pequena e ainda ter tudo com fácil alcance.

9 – Prefira móveis arredondados

As linhas arredondadas dos móveis deixam a cozinha com uma estrutura mais fluida e permite maior circulação. Isso porque as pontas arredondadas evitam pequenos acidentes, como arranhões, batidas e até cortes.

Além disso, formas arredondadas combinam bastante com cores mais fortes, como preto, vermelho, roxo e laranja. Aposte nesses detalhes e tenha uma cozinha com o espaço bem decorado e otimizado.

10 – Use ganchos para conseguir mais espaço

Você ganhou louças novas, tais como xícaras, e não tem espaço para guardar na sua cozinha pequena? Seus problemas acabaram. Use ganchos para prendê-las dentro ou fora do armário.

Também aproveite os ganchos para prender medidores e talheres. Quando eles ficam suspensos, acoplados a uma estrutura, fica mais fácil pegá-los e encontrá-los. Além disso, as suas louças correm menos riscos de serem quebradas quando amontoadas em armários pequenos.

11 – Utilize formas de organizar a cozinha pequena

Você tem muitos pacotes de bolachas e doces na sua cozinha? Eles ficam espalhados pelos armários, tumultuados entre as louças? Que tal deixá-los mais organizados?

Para conseguir isso, você pode colocá-los naqueles plásticos organizadores de sapatos. Eles possuem várias divisórias que podem ser distribuídas entre pacotes de doces, salgados e até temperos. Pregar um desses utensílios na parede ou na porta do armário pode ser uma ótima saída para ter tudo de fácil alcance.

Lembre-se sempre de quando se trata de cozinha pequena, é fundamental utilizar só aquilo que se usa mesmo. Nada de ficar acumulando utensílios desnecessários, que só vão empoeirar e trazer desordem ao local.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Usamos cookies pra melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Cookies. Entendi Ver política