Dicas de Decoração

Reformar apartamento alugado: como funciona?

reformar apartamento alugado

Reformar um apartamento alugado, o que pode e o que não pode? Neste post apresentamos algumas alternativas para mudar o visual sem fazer muito esforço e gastando pouco.

Uma das melhores coisas de morar sozinho é planejar a decoração. Colocar sua personalidade e estilo em cada canto da casa pode ser uma terapia. É também uma forma de deixar o ambiente acolhedor para nos receber ao fim de um dia de trabalho ou estudos. Mas, no caso de ambientes alugados, vale tudo? É possível reformar um apartamento alugado sem criar problemas com o proprietário?

Com criatividade e muita esperteza, você pode transformar uma casa impessoal em um espaço acolhedor, moderno e que tenha o seu jeito.

Antes de tudo, converse com o proprietário

Se ainda está escolhendo um apartamento, vale a pena fazer uma boa conferência dos itens essenciais para que você possa habitar naquele lugar. Fiação elétrica, vazamentos na parte hidráulica e outros itens essenciais podem precisar de reparos. Se for o caso, solicite formalmente ao dono do imóvel antes de fechar o negócio e fotografe o antes e depois. Uma imagem vale mais do que mil palavras para futuras contestações!

Mas se já estiver no apartamento alugado, é preciso estudar o contrato para conhecer as condições de mudanças. Normalmente funciona assim:

Ao reformar um apartamento alugado, você pode (ou deve)

Mudar as cores da parede

O apartamento normalmente é entregue pintado de branco e precisa ser devolvido da mesma maneira. Obedecendo esta regra, é permitido pintar as paredes, desde que, ao fim do contrato, seja retomada a cor original. Uma opção mais fácil, eficiente e atual são os papéis de parede.

Instalar armários ou prateleiras

Armários são considerados melhorias no apartamento e devem ser negociados com o proprietário para abatimento no valor do aluguel. Como armários sob medida costumam ser caros, essa negociação nem sempre acontece. Em vez dela, considere prateleiras de metal para dar um estilo industrial ao ambiente. Elas podem ser coloridas e dar destaques a louças, placas estilosas e panelas decorativas.

Trocar portas e lustres

Trocar ou pintar uma porta e instalar lustres estilosos pode mudar completamente o visual, mas é preciso fazer tudo isto com cuidado. Guarde os itens originais para repor no momento da entrega do imóvel.

Ao reformar um apartamento alugado, você não pode

Novamente, isto vale como regra geral, mas nada impede que estes itens sejam negociados com o proprietário.

Quebrar ou construir paredes

Quebrar paredes para tornar ambientes mais amplos é uma ótima ideia, mas no caso de imóveis alugados, em geral, não pode! Isso pode comprometer a estrutura do prédio, são reformas caras e definitivas. Opte por espelhos para dar amplitude. E, em vez de construir paredes, considere biombos de madeira ou utilize papéis de parede diferentes para indicar a mudança de ambiente.

Trocar pisos ou azulejos

Esse é um “não pode” que nem dá para lamentar. A troca de piso é uma reforma chata e que pode trazer diversos problemas como o de nivelamento. Prefira usar tapetes e móveis que também tapem as imperfeições do piso atual.

Nos revestimentos cerâmicos na parede, utilize os adesivos de azulejo para sobrepor o antigo. Além de mais econômico, é muito menos trabalhoso e demorado — e o efeito é lindo!

Fazer “puxadinhos”

Se quebrar não pode, construir também não! Apartamentos com área privativa são tentações para uma construção de área de lazer, mas alterar a metragem útil do apartamento demanda autorização até da prefeitura. Prefira cultivar uma pequena horta ou use móveis aconchegantes, como poltronas, para receber os amigos.

Além dessas dicas, pense em toda decoração. Não exagere na compra de móveis específicos para os ambientes, pois o apartamento alugado poderá não ser seu endereço definitivo. O investimento em objetos e acessórios para o lar, como almofadas e quadros, ajudam a dar identidade para o ambiente, sem que você se comprometa demais com o imóvel alugado.

Sem ter que pensar em reformar um apartamento alugado, você poderá investir em itens de decoração que são lindos e fáceis de levar para seus próximos destinos! Se você curtiu estas informações importantes e dicas de decoração, curta nossa página e fique por dentro de outras novidades!

Siga a AdsiveShop no FACEBOOK | INSTAGRAM  e visite nosso SITE!

assinatura_adsiveshop

You may also like
4-dicas-de-presentes-criativos-para-o-dia-dos-namorados.jpeg
4 dicas de presentes criativos para o dia dos namorados
adesivos decorativos coração para decorar paredes brancas
6 Dicas Criativas para Decorar as Paredes da sua Casa!
papel-de-parede
Papel de Parede Adesivo x Tinta: Qual a opção mais prática e econômica para renovar a parede?
1 comentário
  • 20/09/2017 at 10:40
    Reply

    É muito importante saber como deve ser feita a reforma de um ap alugado. Muito bom o artigo

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This