Dicas de Decoração

Parede de Cimento Queimado, saiba como fazer a sua!

A Parede de Cimento Queimado faz parte da decoração industrial que se caracteriza muito pelas texturas: tijolos aparentes, cimento, metal e madeira de demolição deixa sua decoração com ar urbano, industrial e descolado. E para você não ficar de fora dessa tendencia, neste post, vamos mostrar o passo a passo para que você mesmo faça a sua parede de cimento queimado. Vamos lá?

1. Materiais para fazer a parede de cimento queimado

Parede de Cimento Queimado

Parede de Cimento Queimado

 

Antes de tudo, crie uma lista com o que você vai precisar e pesquise o preço antes de fazer as compras, para evitar desperdícios e gastos necessários. Os materiais usados na elaboração de uma parede de cimento queimado são:

  • lixa para parede 220;

  • espátula;

  • desempenadeira;

  • cimento;

  • adesivo de alto impacto (pode ser bianco ou Chapix Quartzolit);

  • resina (pode ser a base de água);

  • fita crepe.

2. Organizando o ambiente

Após escolher qual ou quais paredes vão receber o efeito de cimento queimado, deixe o ambiente pronto. Retire os móveis próximos e cubra com um pano o que realmente precisa ficar no cômodo. Proteja o chão com papelão: é melhor do que plástico, porque absorve o líquido que cai nele; e melhor do que jornal, pois não se desloca tão fácil.

Outro cuidado necessário é passar fita crepe nos cantos das paredes e também rodapés próximos à parede que você vai pintar. Isso vai preservar esses locais de possíveis manchas e sujeiras.

Veja também se a parede está limpa e lisa. Se a superfície não apresentar uma imperfeição gritante, não é necessário lixar.

3. Preparando o cimento

Em um balde, misture o cimento com o adesivo até que a textura fique parecida com a de uma massa acrílica. Mexa bastante, para que o conteúdo fique bem liso e pronto para usar.

4. Aplicando o material

Pegue a mistura que você preparou e coloque pouca quantidade em uma das pontas da sua desempenadeira. Passe-a na parede, espalhando-a uniformemente. Continue o processo até cobrir toda a superfície, passando a ferramenta para deixá-la mais lisa possível. Para os cantos, faça o mesmo procedimento, utilizando a espátula.

Se após começar a secar, você perceber que algum pedaço ficou sem massa, faça remendos também com a espátula. Após toda a superfície estar coberta, deixe secar por pelo menos duas horas.

5. Retirando os defeitos

Após o tempo de espera, quando o cimento na parede estiver seco, passe a lixa retirando todas as imperfeições. Limpe o excesso de pó com um pano úmido e espere o cimento secar totalmente durante 12 horas, para assim realizar o próximo passo.

6. Finalizando a parede de cimento queimado

Agora é a etapa de impermeabilizar a parede e deixá-la com brilho. Coloque a resina em uma bandeja e aplique em toda a superfície com um rolo de lã. Nos cantos, passe com um pincel ou brocha pequena.

Deixe secar por duas horas. Uma demão é o suficiente, a não ser que você queira um resultado com mais brilho.

Parede de Cimento Queimado - Cozinha

Parede de Cimento Queimado – Cozinha

Uma opção mais prática

Papel de Parede Adesivo Cimento Queimado

Papel de Parede Adesivo Cimento Queimado

 

Se você não faz parte do grupo de pessoas com talento para trabalhos manuais, não tem muita paciência ou achou muito difícil, pode comemorar, pois existe uma forma mais fácil para garantir a sua parede de cimento.

Uma alternativa bem prática é aplicar um papel de parede adesivo que possui o mesmo efeito. Faz menos sujeira, fica pronto mais rápido e o resultado é muito parecido com o original.

Papel de Parede Adesivo Cimento Queimado

Papel de Parede Adesivo Cimento Queimado

 

Você pode fazer uma única parede de cimento queimado ou repetir o processo em todas do ambiente escolhido. Experimente combinar com outros detalhes de estilo industrial: objetos de metal, fiações aparentes, luminárias etc.

Viu como é fácil? Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no post!

You may also like
adesivo mandala aplicado na parede
Saiba como usar adesivos na decoração
Decoração de parede com quadros
Saiba como fazer lindas composições com quadros e placas decorativas na parede!
Decoração Boho Chic: veja como fazer gastando pouco

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This