DIY

Como pintar paredes sozinho

Que tal dar cara nova a sua casa?! Depois da fita adesiva, tinta colorida, colagens, texturas e mais uma lista de opções para fazer as paredes da casa ficarem com a nossa cara, a hora de mudar chegou. Seja por arrependimento, vontade de trazer mudanças junto com o novo ano ou porque o contrato de aluguel terminou e é preciso arrumar a casa para a vistoria final do imóvel, pintar paredes faz bem para o coração.

Para te ajudar a economizar nisso, criamos uma lista de dicas valiosas para você redecorar o seu lar. Separa a tinta e a roupa velha porque você vai se sujar! 😉

1. Limpe a parede

Limpar a parede a ser pintada pode parecer dispensável, mas é muito importante para evitar que sua pintura fique defeituosa. Água e detergente devem resolver, mas, se estiver em dúvida, água sanitária tira até mofo!

2. Forre tudo

Além de pintar, ninguém quer ter que esfregar janela, móveis e chão, com respingos de tinta, certo? Para cobrir o chão, o papelão ondulado é uma ótima opção, pois não gruda nos pés e absorve a tinta rapidamente. Evite plásticos e até mesmo o jornal, pois a tinta nessas superfícies demora a secar, podendo manchar.

Forre o chão da casa com jornal

Forre o chão da casa com jornal

3. Fita crepe

Compre alguns rolos de fita crepe grossa para delimitar a área a ser pintada, para cobrir o rodapé, o roda teto, os batentes, as juntas de paredes e as dobradiças. Uma dica bacana, também é fixar os forros de papelão com a fita, para que não saiam do lugar.

Use fita crepe larga

Use fita crepe larga

4. Lixa e massa corrida

Se a parede lascou ou tem furos, por exemplo, passe massa corrida para preencher esses espaços e deixar a superfície uniforme. Espere 20 minutos – ou o tempo indicado do fabricante – e lixe para deixar a superfície lisa.

5. Pincel trincha

Para pintar os cantos das paredes é melhor usar trincha, um pincel mais fino, pois os rolos não alcançam todos os lugares e não dão um bom acabamento nesses lugares. Pinte rente à fita crepe, como se estivesse fazendo uma margem.

Pincel para os cantinhos

Pincel para os cantinhos

6. Tire o excesso

Como tudo na vida, o que é demais faz mal, e com pintura de parede não poderia ser diferente. Ao passar o rolo na tinta, tire o excesso, pois se houver muito produto, o rolo vai deslizar e não rolar na parede e isso é algo que você não quer!

7. Pinte em W

“Mas vai ficar marcado!”. Na verdade,  essa técnica evitar justamente isso. Mentalmente, divida a parede em um bloco e deslize o rolo formando um W na parede, mas sem tirar da superfície. Repita o mesmo movimento, mas ao contrário, cobrindo todos os espaços em branco. Quando o W sumir, parta para outro bloco na parede.

Técnicas de pintura

Técnicas de pintura

8. Segunda demão

É muito difícil cobrir tudo já na primeira passada de tinta. Espere secar 4h – ou verifique o tempo indicado pelo fabricante – e passe mais uma demão de tinta. Se precisar de mais uma, mão na massa! Logo que terminar a última demão, retire a fita crepe. Se você esperar a tinta secar, há o risco de ela retirar pedaços da tinta já seca.

Espere secar a tinta e retire as fitas de proteção

Espere secar a tinta e retire as fitas de proteção

9. Papel de Parede Adesivo

Uma boa dica para mudar os ares da casa, sem gastar muito e exigir tempo para reparos mais tarde, é o papel de parede adesivo. Fácil de colocar, fácil de tirar e facilita a vida! Confira algumas ideias para sua casa:

Papel de Parede Adesivo Chevron Silver

Papel de Parede Adesivo Chevron Silver

 

Papel de Parede Adesivo Tijolinho à vista

Papel de Parede Adesivo Tijolinho à vista

Papel de Parede Adesivo Tijolinho Branco

Papel de Parede Adesivo Tijolinho Branco

 

Aprendeu direitinho? Se você também gostou da ideia do papel de parede adesivo, você pode conferir algumas dicas aqui. Conheça o site da AdsiveShop e nos siga nas redes sociais Facebook e Instagram.

AdsiveShop - Adesivos de Parede

You may also like
DIY Decoração Fácil para Home Office
decoracao-festa
Festa! Saiba como planejar a decoração
decoracao-geek
DIY – Decoração geek para seu cantinho!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This