Bem-vindo ao Blog Decora! Somos um site dedicado a fornecer artigos e informações inspiradoras sobre decoração de vários ambientes da casa. Aqui, buscamos ajudar você a transformar sua casa em um espaço acolhedor, funcional e cheio de estilo.

Como decorar uma sala de estar pequena

- Advertisement -

Se a sua sala de estar é pequena e você quer decorá-la, saiba que essa tarefa não é tão difícil quanto pensa. É possível, sim, decorar uma sala e deixar esse ambiente bonito e harmonioso. Existem muitas soluções incríveis para decoração de espaços pequenos, capazes de ampliá-los e torná-los super aconchegantes.

Na realidade, a decoração dos imóveis atuais, com medidas cada vez menores, requerem muita criatividade. Por isso, algumas dicas e regras são essenciais para tornar esse ambiente cheio de estilo e personalidade, além de confortável, claro.

Confira, a seguir, algumas dicas de como decorar uma sala de estar pequena, deixando-a mais ampla e aconchegante para você e suas visitas!

Como decorar uma sala: Cores claras ampliam o ambiente

Opte sempre pelos tons mais claros, tanto em móveis e acessórios de decoração como no piso e nas paredes. Cores claras tendem a ampliar qualquer ambiente. Por isso, abuse delas. O branco, bege, salmão-claro, entre outras nuances, são as mais utilizadas para decoração de espaços pequenos.

Os móveis devem ser adequados para ambientes pequenos

Ao comprar os móveis uma sala de estar pequena, siga as recomendações a seguir.

  • Sofá: opte pelos modelos com cores lisas e neutras. Invista nos menos profundos e mais sequinhos com braços bem fininhos, que são detalhes que vão garantir mais espaço no assento. E nem pensar nos tradicionais de dois e três lugares. Outra opção seria adotar um modelo sem braços, que conferem ainda mais espaço ao ambiente.
  • Televisão: se escolher ter uma TV na sala de estar, opte pelos modelos menores para obter uma melhor proporção em relação ao ambiente, que é pequeno. Pendure-a na parede em um painel, que deve ter tom de madeira clara, já que as mais escuras contribuem para diminuir ainda mais as dimensões de um lugar. Já o painel, além de economizar espaço, evita que os fios expostos comprometam a decoração.
  • Mesinha de centro: o melhor é evitá-la, mas se fizer questão desse móvel, opte por um modelo que possa ser colocado ao lado do sofá e que, preferencialmente, possua rodízios. Dessa forma, economizará espaço para circulação e, sempre que precisar apoiar algo, poderá trazer a mesa para perto, sem maiores dificuldades.
  • Pufe: uma excelente alternativa para acomodar mais pessoas e que também pode ser usado para apoio (substituindo a mesa de centro), mas com a opção de, quando não estiver em uso, acomodá-lo em um local em que não atrapalhe a mobilidade na sua sala de estar.
  • Móveis transparentes: ao escolher móveis em acrílico ou vidro, você contribuirá para que sua sala fique bem mais espaçosa, já que por serem transparentes, dão a sensação de um ambiente mais espaçoso. Invista nessa ideia!

Cores claras também nos acessórios

Se optar por fazer sua sala branca ou bege, tente mesclar tais cores com suas nuances nos objetos decorativos. Cortinas, almofadas, enfeites, lustres, abajures e tapetes devem respeitar as variadas nuances. Assim, o ambiente ganha mais harmonia e elegância.

Mais espaço ainda

Lembre-se que nessas horas em que pretendemos ganhar espaço, o menos é sempre mais. Por isso, se desfaça do que não seja totalmente essencial à decoração. Quando pensamos em como decorar uma sala de estar pequena, é imprescindível pensar na circulação das pessoas pelo ambiente.

Espelhos são excelentes opções

O espelho é um excelente recurso de decoração. Além de ele contribuir para a amplitude do ambiente, dá um toque elegante e cheio de estilo. Para melhores resultados, coloque espelho em uma parede inteira.

Planeje a decoração

A melhor dica de como decorar uma sala de estar pequena é, antes de mais nada, planejar a sua decoração. Com um bom planejamento você evitará erros muitos comuns. Cores, móveis e acessórios, quando bem escolhidos, farão com que sua decoração fique perfeita!

Se você souber de mais alguma dica para ajudar na decoração de sala de estar pequena, comente aqui! Sua participação é sempre muito importante!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Usamos cookies pra melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Cookies. Entendi Ver política