Os quadros são artigos de decoração que todo mundo tem em casa. Independentemente de estarem abrigando um retrato da família, uma frase ou uma obra de arte, essas peças trazem vida a qualquer parede com suas diferentes combinações de cores e posições.
Confira, no post de hoje, como fazer a correta composição de quadros com dicas simples!
Gostos variados aparecem até mesmo na hora de combinar quadros na parede. Há quem prefira uma composição mais tradicional, com poucas peças fabricadas no mesmo tipo de material.
Por outro lado, muitas pessoas valorizam uma distribuição mais ousada, criada com peças totalmente distintas e de temas opostos.
Dadas essas diferenças básicas, qual o jeito correto de compor? Independentemente de preferir algo tradicional ou mais original, você pode obter um resultado interessante se tomar os devidos cuidados no planejamento da composição.
Misturar quadros com diferentes imagens não é problema, mas é importante definir um tema principal antes de criar a composição. Uma boa sugestão é priorizar retratos em preto e branco e complementar o conjunto com alguns quadros abstratos, por exemplo, para manter o equilíbrio e evitar a poluição visual.
A escolha do tema também vai influenciar no tipo de moldura e materiais presentes nos quadrinhos. Nesse caso, se você escolher a madeira como revestimento principal, evite exagerar nas peças em acrílico, e vice-versa.
Escolhidos os quadros que farão parte da decoração, é hora de testar diferentes combinações na parede.
Para facilitar o trabalho, você pode criar moldes em papel com as medidas exatas de cada quadro e depois fixá-los com fita para simular combinações, a designer de interiores, Carla Amadori do Blog Diycore, criou algumas composições:
Os papéis são mais leves e agilizam a fixação, evitando também que você precise furar a parede em diferentes locais antes de tomar uma decisão. Agora, brinque com os moldes e afaste-se da parede para visualizar toda a composição. Não gostou? Troque e mude de lugar até encontrar o resultado que mais lhe agrade.
Apostar em molduras com diferentes tamanhos e formatos é uma maneira de tornar o jogo visual mais interessante. Você pode equilibrar a composição com as diferenças de medidas — um quadro gigante na extremidade direita da parede pode ser complementado por uma dezena de quadrinhos posicionados à esquerda, por exemplo.
Para os que não curtem esse jogo desconstruído, é possível manter um padrão em formato de galeria, mesmo com quadros de tamanhos e formatos diferentes. Nesse caso, é só manter as peças alinhadas e criar uma ou mais linhas/colunas.
Use a criatividade para combinar outros elementos decorativos com seus quadros. Para começar, brinque com a proposta de cheios e vazios e preencha esses espaços livres com espelhos, pequenos nichos vazados e prateleiras.
Essa solução é legal porque, além de deixar a parede mais bonita, traz praticidade para guardar livros e diversos objetos da família. Outros elementos fáceis de combinar são os adesivos de parede, que podem ser encontrados nas mais variadas cores e estampas.
Agora é sua vez! Separe os materiais para testar sua própria composição de quadros e aproveite para conferir como decorar paredes brancas de forma barata e criativa.
A presença de plantas dentro de casa traz muitos benefícios: melhora a qualidade do ar,…
Amantes de cerveja e estilo podem reunir suas paixões em um mesmo ambiente. Com ar…
Quem nunca deu uma espiada no horóscopo do dia e pensou “Uau, não é que…
Esse website usa cookies.