Bem-vindo ao Blog Decora! Somos um site dedicado a fornecer artigos e informações inspiradoras sobre decoração de vários ambientes da casa. Aqui, buscamos ajudar você a transformar sua casa em um espaço acolhedor, funcional e cheio de estilo.

Parede de Lousa: Dicas para você fazer uma linda!

- Advertisement -

Decorar ambientes nem sempre é uma tarefa fácil e pode exigir altos investimentos. Uma ideia, porém, que veio para ficar e tem um ótimo custo-benefício é a parede lousa. Ela é prática, funcional e pode ser usada de forma criativa e lúdica.

A parede de adesivo lousa, inspirada nos antigos quadros-negros das salas de aula, serve para anotar recados, fazer desenhos e anotar menus e listas, por exemplo. É uma sugestão excelente para o quarto das crianças e para o home office.

Apesar de poder ser feita de diversas maneiras, como com tinta fosca ou com uma mistura preparada em casa, a forma mais prática e rápida de ter a parede lousa é o adesivo. Hoje, há diversas opções de qualidade disponíveis no mercado. Inspire-se nas nossas dicas e saiba como ter a sua!

1 – Adesivo Lousa

O Adesivo Lousa é a solução mais prática, rápida e também econômica de criar uma parede de lousa. Ele é ideal para quem vive em imóveis alugados, pois não exige pintura e pode ser removido com facilidade quando você resolver se mudar.

A aplicação é feita de forma simples e necessita apenas de uma espátula ou mesmo um pano. Também é interessante usar uma fita crepe para delimitar o espaço onde o papel será colado, além de prender as pontas do adesivo à parede, antes de descolar o resto de suas partes.

Lembre-se de limpar a parede com um pano úmido para retirar a poeira e esperar secar antes de iniciar o procedimento.

Outra dica é deixar uma sobra na parte de cima para quem decidir aplicá-lo do teto ao chão. Depois, basta recortar a parte que sobrou com estilete para que a colagem fique uniforme. Você também deve ter cuidado durante a aplicação para não deixar bolhas de ar.

2 – Tinta fosca

Esta opção é menos prática, pois requer o investimento em mais materiais, além de ser mais trabalhosa e deixar mais sujeira. Você terá que comprar uma tinta esmalte preta ou verde fosca. A tinta deve ser aplicada com rolo duas vezes. Aplique a primeira e espere secar antes de aplicar a segunda.

A dificuldade aqui é delimitar o espaço da lousa e não borrar. Use fita crepe larga para proteger o teto e as partes que você não vai pintar. Não esqueça de forrar o chão com jornal ou saco plástico.

3 – Rejunte de azulejo

Esta terceira opção é a mais trabalhosa e só vale se você tiver os materiais sobrando, pois, neste caso, sai mais em conta do que as demais. Você precisará misturar rejunte de azulejo, cola branca e corante de tinta preto.

Misture tudo até que a textura lembre tinta esmalte para passar na parede. Aplique com uma esponja de lavar louça. Cuidado para deixá-la uniforme.

Onde usar a parede lousa?

Como já dissemos, a parede lousa fica ótima no home office e no quarto das crianças, mas também pode dar a uma sala um ar mais despojado e é bastante funcional na cozinha. Aí está mais uma vantagem do papel adesivo: ele pode ser utilizado em diversas superfícies, como nas geladeiras, por exemplo.

Algumas opções de uso da lousa são:

  • Indicar o menu do dia;
  • Anotar lista de compras;
  • Anotar tarefas, como uma agenda;
  • Desenhar um calendário;
  • Fazer uma decoração personalizada;
  • Deixar as crianças extravasarem a criatividade;
  • Completar algum elemento na parede, como a cabeceira de uma cama ou um cabideiro (fica muito divertido!);
  • Destacar fotos e outras inúmeras possibilidades.

Cuidados

Para escrever na lousa, use sempre giz plastificado. Para limpeza do local e reutilização, utilize apenas pano úmido e detergente neutro. Não é necessário e nem recomendável o uso de abrasivos e solventes.

Esperamos que você tenha se inspirado e se animado para fazer sua parede lousa!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Usamos cookies pra melhorar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Cookies. Entendi Ver política