Parede de Lousa: Dicas para você fazer uma linda!
Decorar ambientes nem sempre é uma tarefa fácil e pode exigir altos investimentos. Uma ideia, porém, que veio para ficar e tem um ótimo custo-benefício é a parede lousa. Ela é prática, funcional e pode ser usada de forma criativa e lúdica.
A parede de adesivo lousa, inspirada nos antigos quadros-negros das salas de aula, serve para anotar recados, fazer desenhos e anotar menus e listas, por exemplo. É uma sugestão excelente para o quarto das crianças e para o home office.
Apesar de poder ser feita de diversas maneiras, como com tinta fosca ou com uma mistura preparada em casa, a forma mais prática e rápida de ter a parede lousa é o adesivo. Hoje, há diversas opções de qualidade disponíveis no mercado. Inspire-se nas nossas dicas e saiba como ter a sua!
1 – Adesivo Lousa
O Adesivo Lousa é a solução mais prática, rápida e também econômica de criar uma parede de lousa. Ele é ideal para quem vive em imóveis alugados, pois não exige pintura e pode ser removido com facilidade quando você resolver se mudar.
A aplicação é feita de forma simples e necessita apenas de uma espátula ou mesmo um pano. Também é interessante usar uma fita crepe para delimitar o espaço onde o papel será colado, além de prender as pontas do adesivo à parede, antes de descolar o resto de suas partes.
Lembre-se de limpar a parede com um pano úmido para retirar a poeira e esperar secar antes de iniciar o procedimento.
Outra dica é deixar uma sobra na parte de cima para quem decidir aplicá-lo do teto ao chão. Depois, basta recortar a parte que sobrou com estilete para que a colagem fique uniforme. Você também deve ter cuidado durante a aplicação para não deixar bolhas de ar.
2 – Tinta fosca
Esta opção é menos prática, pois requer o investimento em mais materiais, além de ser mais trabalhosa e deixar mais sujeira. Você terá que comprar uma tinta esmalte preta ou verde fosca. A tinta deve ser aplicada com rolo duas vezes. Aplique a primeira e espere secar antes de aplicar a segunda.
A dificuldade aqui é delimitar o espaço da lousa e não borrar. Use fita crepe larga para proteger o teto e as partes que você não vai pintar. Não esqueça de forrar o chão com jornal ou saco plástico.
3 – Rejunte de azulejo
Esta terceira opção é a mais trabalhosa e só vale se você tiver os materiais sobrando, pois, neste caso, sai mais em conta do que as demais. Você precisará misturar rejunte de azulejo, cola branca e corante de tinta preto.
Misture tudo até que a textura lembre tinta esmalte para passar na parede. Aplique com uma esponja de lavar louça. Cuidado para deixá-la uniforme.
Onde usar a parede lousa?
Como já dissemos, a parede lousa fica ótima no home office e no quarto das crianças, mas também pode dar a uma sala um ar mais despojado e é bastante funcional na cozinha. Aí está mais uma vantagem do papel adesivo: ele pode ser utilizado em diversas superfícies, como nas geladeiras, por exemplo.
Algumas opções de uso da lousa são:
- Indicar o menu do dia;
- Anotar lista de compras;
- Anotar tarefas, como uma agenda;
- Desenhar um calendário;
- Fazer uma decoração personalizada;
- Deixar as crianças extravasarem a criatividade;
- Completar algum elemento na parede, como a cabeceira de uma cama ou um cabideiro (fica muito divertido!);
- Destacar fotos e outras inúmeras possibilidades.
Cuidados
Para escrever na lousa, use sempre giz plastificado. Para limpeza do local e reutilização, utilize apenas pano úmido e detergente neutro. Não é necessário e nem recomendável o uso de abrasivos e solventes.
Esperamos que você tenha se inspirado e se animado para fazer sua parede lousa!