Papel de Parede Adesivo x Tinta: Qual a melhor opção?
Está pensando em decorar ou renovar as paredes da sua casa de forma prática e rápida, mas não sabe o que fazer? Mudar a cor de uma parede, com tinta ou papel de parede adesivo pode ser uma excelente opção para você!
Para te ajudar a escolher a melhor alternativa, listamos a seguir as principais características de cada uma e selecionamos algumas dicas importantes que irão garantir mais estilo e charme ao seu imóvel. Confira:
Papel de parede adesivo
Uma das maneiras mais práticas e rápidas de mudar a parede da sua casa é usando papel de parede adesivo. Ele pode ser aplicado sem a necessidade de contratação de mão de obra especializada e sem fazer sujeira, pois já vem com adesivo no verso.
Para aplicá-lo, bastar limpar e secar a superfície desejada, colar as pontas e aos poucos tirar a proteção do adesivo. Com a ajuda de uma régua ou ferramenta parecida, estique o papel e vá colando de forma com que ele fique bem liso e esticado para evitar a formação de bolhas de ar.
Além de contar com uma aplicação prática, o papel de parede adesivo tende a ser bastante resistente e durar por muito tempo sem que perca a vivacidade das cores.
Sua manutenção também é simples: para limpar, basta usar um pano úmido e detergente neutro. Lembre-se de não usar abrasivos ou produtos solventes, que podem danificar o material.
Outra vantagem dos papéis adesivos é que existem centenas de estampas, texturas e cores, que destacam paredes, realçam o cômodo e mudam completamente a decoração dos ambientes.
É muito mais fácil inovar e deixar um ambiente mais estiloso com o papel de parede adesivo, por exemplo, do que com as tintas monocromáticas. As últimas tendências são os adesivos que imitam azulejos, tijolos à vista e desenhos decorativos.
Eles também podem ser encontrados em diferentes formatos e tamanhos (rolos ou peças quadradas/retangulares), para se adaptar a qualquer parede. Além disso, os papéis de parede adesivos são comercializados em lojas online, tornando a compra do produto muito mais fácil e cômoda.
O preço é um dos melhores custo-benefício do mercado: podem variar de R$ 29,90 (kits de peças adesivas) até R$ 500,00 (rolos mais sofisticados).
Tinta
Outra opção para renovar sua casa é usar tintas para pintar as paredes. Elas são uma opção mais tradicional, que nunca sai de moda e que pode deixar o ambiente com cara de novo rapidamente. Para renovar áreas externas, a tinta é uma das melhores soluções, por ser mais resistente ao sol e chuva.
Por outro lado, a aplicação de tinta, apesar de poder ser feita por qualquer pessoa, é mais complicada e precisa de técnica e experiência para que a cobertura fique perfeita. Além disso, a tinta faz muita sujeira e pode deixar forte cheiro no ambiente, impedindo os moradores de continuarem a morar no lugar durante a reforma.
Existem diversos tipos de tinta no mercado: com cobertura fosca, brilhante ou semibrilho e infinitas cores para agradar a qualquer gosto. Mas se a sua intenção é inovar e imprimir o seu estilo ao cômodo, com desenhos e estampas, dificilmente a tinta será a melhor solução.
Portanto, se você deseja adicionar cor e estilo às paredes da sua casa de forma prática, criativa, sem cheiro, sujeira e necessidade de contratar mão de obra especializada, a melhor opção é o papel de parede adesivo.
Mas se precisar renovar muros e paredes externas, que ficam expostos ao tempo, precisará investir na tinta, mesmo sabendo que essa opção oferece várias desvantagens como odor, sujeira e longos períodos para aplicação e secagem.
Agora que você conhece todas as vantagens e desvantagens do papel de parede adesivo e das tintas, escolha a opção que melhor atende suas necessidades e diga adeus às paredes brancas e sem estilo! Gostou das dicas?